terça-feira, setembro 26, 2017

De volta à Y-Guaçu Secreta - As Cataratas do Iguaçu como um Chakra da Terra (IV) Os chakras acima, os chakras abaixo


"A Terra está viva e contém o conhecimento que você procura. É a sua consciência que determina o que ela revela. Como acessar esse conhecimento? E onde estão as chaves para abri-lo e torná-lo  seu? A Terra fala. Ame-a, honre e respeite-a e ela irá revelar seus segredos"
Barbara Marciniak 



“Toda escolha humana é cosmicamente significativa”

Além de "possuir" ou seria melhor dizer, além de haver em nós, no seu corpo os sete chakras principais tão bem divulgados até agora, temos ainda uma quantidade infinita de chakras acima do chakra coronário (cabeça) e ainda outros chakras abaixo dos pés. É muito interessante senão, reconfortante saber que possuímos chakras fora de nós tanto acima como abaixo de nossos corpos físicos e com irradiações a partir deles que nos fazem parecer como verdadeiros seres de energia. 
Dessa quantidade infinita de chakras, acima e abaixo do corpo, resume-se que existem os principais cujos números, entre quatro e seis variam não segundo os chakras em si, mas segundo a observação, o uso ou a necessidade do pesquisador de simplificar o entendimento.  
O primeiro desses seu chacras fora do corpo acima de sua cabeça chama-se, entre outros nomes, "chakra estelar" ou simplesmente "oitavo chakra".  Ainda no esforço de ilustrar e descrevê-los, diferentes escolas e estudiosos afirmam que o  chacra estelar  se encontre a 10, 15, 30 e até 60 centímetros. Número exato não cabe aqui nesta área em que as coisas não são estáveis, fixas, pesáveis ou contabilizáveis. Com um pouco de orientação, dedicação e exercício o pesquisador - buscador o sentirá bem acima de sua cabeça da mesma maneira que quem sabe andar de bicicleta, dirigir um carro ou pilotar um avião não precisa estar conferindo números ligados ao que ele está fazendo. 
Este chakra é parte de uma rede  de conexão com o universo. Os chakras acima da cabeça, começando do estelar ou oitavo chakra, pode chegar até o número 12 e cada um deles avançando em níveis cada vez mais altos e maiores de iluminação levando a uma conexão com o nível monádico da divindade, onde a "pessoa" bebe diretamente da fonte. Cada nível de chakra contém as habilidades e essência do nível anterior além de  abrir o caminho para o chakra logo acima.
Símbolos importantes 
No nível mais "iniciante" de nossa discussão dos chakras aprendemos que o primeiro chakra ou o chakra básico se situa na região do sacro também conhecido como o chakra sexual.  O que parece nos fazer entender que ele seria o mais denso ou "inferior" abaixo do qual só haveria o chão. Mas não é assim. O nosso corpo é um representação do universo. Os Vedas, a literatura sagrada da antiga Bharat (Índia) traz essa visão à humanidade.Segundo os Vedas, o universo está dividido em catorze sistemas planetários. Sete sistemas  ascendentes (acima) e sete sistemas  planetários descendentes (abaixo). As palavras "ascendentes" e "descendentes" não têm implícitas nelas nenhuma forma de julgamento. 

Resumidamente se pode dizer que os sete chakras principais, do chakra básico (1º Chakra) até o chakra coronário (7º Chakra) representam a conexão com os sete universos ascendentes. Abaixo do 1º chakra (sexochakra), há mais sete localizados nos membros inferiores do belo projeto de criação que é o corpo humano.  O Srimad Bhagavatam explica onde estão os chacras no corpo humano e que representam os setes dos 14 sistemas planetários inferiores:

"Meu querido filho Nārada, saiba de mim que existem sete sistemas planetários inferiores dos quatorze no total. O primeiro sistema planetário, conhecido como Atala, está situado na cintura; O segundo, Vitala, está situado nas coxas; O terceiro, Sutala, nos joelhos; O quarto, Talātala, nos pés; o quinto, Mahātala, nos tornozelos; o sexto, Rasātala, na parte superior dos pés; e o sétimo, Pātāla, na sola dos pés. Assim, a forma Virāṭ do Senhor está cheia de todos os sistemas planetários".

Deste modo entendemos que andamos por aí, cada um de nós, representando o Universo, a forma da divindade. Essa é a distribuição dos Sete Sistemas Planetários Superiores e dos Sete Sistemas Planetários Inferiores tal qual estão representados no corpo de Brahma. Os Sete Sistemas Planetários Superiores representados pelos Sete Chakras Principais Superiores do Corpo são chamados Bhūr, Bhuvar, Svar, Mahar, Janas, Tapas e Satya.  Os Sete Sistemas Planetários Inferiores representados pelos chakras principais inferiopres, do primeiro chakra, para baixo já mencionados são: Atala, Vitala, Sutala, Talātala, Mahātala, Rasātala e Pātāla.

 ॐ भूर्भुवस्वः ।
तत् सवितुर्वरेण्यं ।
भर्गो देवस्य धीमहि ।
धियो यो नः प्रचोदयात् ॥  

Um dos mantras mais sagrados passados pela ciência transcendental védica se chama Gayatri Mantra.  Os nomes dos três primeiros sistemas planetários mencionados no Srimad Bhagavatam, Bhūr, Bhuva e Svar constiutem a primeira estrofe do Mantra Gayatri, considerado o mantra mais sagrado dos Vedas tendo sido citado em todos os Vedas e ter sido amplamente incentivado no Bhagavad Gita. O Mantra Gayatri, está transcrito aqui. Primeiro em sâncrito, acima, seguido da transliteração em alfabeto latino. 

Om bhūr bhuva svar
tat savitur varenyam
bhargo devasya dhīmahi
dhiyo yo nah prachodayāt
O corpo da Terra também tem representado em si, os sete sistemas planetários. O primeiro começa logo abaixo do chakra da sola de seus pés. De novo não sugerimos uma medida dele, no sentido de dizer que fica a 20 ou 30 centímetros abaixo do solo. Na hora de exercitar por si mesmo a super conexão de todos os sistemas endócrino, chakral de nossos corpos com o corpo da terra  e do universo, a presença e a localização dele será sentida. Em relação às sua conexão com a terra, é possível projetar seu enraizamento até o centro da Terra.   
Está chegando a hora de começar a entender o significado do conceito de  Hermes Trimegisto ao dizer na obra Tábua Esmeraldina
"É verdade, sem engano, certo e muito verdadeiro:
O que está embaixo é como o que está em cima
e o que está em cima é como o que está embaixo;
por tais coisas se fazem os milagres de uma coisa só".

O sistema de chakras dos membros inferiores inferiores de seu corpo, da cintura para baixo, equivale e faz parte do sistema de chakras transpessoais da Terra. Assim como há chakras acima da cabeça que são transpessoais - são seus e são do universo, são seus mas não estão em você, há também os chakras abaixo dos pés que de igual maneira são seus mas não estão em você, são seus mas estão na terra e se dirigem ao interior dela de onde vem a força necessária para o complexo e simples processo de "aterramento", ou de viver com o pé no chão.          




Nenhum comentário: